Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz. Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal. As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas! Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus. As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila. Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases. Caras e mãos feitas em cerâmica. Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais! Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva. À noi

Uma vindima de azulejos

Quase na borda de água, ali onde o Douro vê as suas águas acrescentadas com o caudal do Pinhão - que deu nome à localidade e à estação do caminho de ferro.

Vaidosa dos  azulejos que levam até lá milhares para observar e fotografar. Em tons de azul, da autoria de J. Oliveira, encomendados à fábrica Aleluia, de Aveiro, em 1937.

Está no centro da região demarcada do Vinho do Porto e é aí que estão localizadas as mais famosas Quintas produtoras daquele néctar. Por isso, os 24 painéis de azulejos retratam paisagens durienses e aspectos das vindimas.

Vale a pena saborear as fotografias de Antunes Amor. Basta clicar nas imagens para ampliar!

Os azulejos da estação do Pinhão contam Douro, socalcos, vinhas, vindimas...


E celebram a epopeia do Homem...
Que derreteu xisto e
moldou encostas.
Não há périplo de Douro que não passe por aqui!

Comentários

Muita gente está a ler também:

Beijos, de Mário de Sá-Carneiro

Camané - "Ai, Margarida"