Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz. Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal. As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas! Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus. As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila. Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases. Caras e mãos feitas em cerâmica. Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais! Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva. À noi

"Portugal visto do céu" - vídeo com as melhores imagens de 2015

Há quem goste de deitar pés ao caminhos e percorrer veredas e trilhos. Outros preferem um passeio de carro, arriscando - de quando em vez - sair das autoestradas...
Mas só alguns têm o privilégio de olhar de cima e saber abarcar quilómetros e quilómetros de paisagem.

https://www.youtube.com/channel/UCZEeB_dH9ftCPc9IfEA50yg/

Portugal visto do céu, no  Youtube, reúne os videos que Helder Afonso vem realizando desde há bastante tempo. Uma actividade intensa de divulgação que passa também pela manutenção de uma página no Facebok onde vai dando conta do seu trabalho, dos seus deslumbramentos e das suas dificuldades.
Note-se que, embora fotógrafo de profissão, o seu dia a dia é mais na área dos casamentos... E não será toda a gente que terá a imagem de uma celebração destas, ou da festa subsequente, feita... do céu!

Anualmente, Helder Afonso, selecciona as imagens mais fortes dos seus vídeos para construir um outro que constitui uma espécie de resumo anual das suas deambulações aéreas. Este é o de 2015.





 Da série Portugal Visto do Céu, não pode perder:

• Best of 2016
• Lisboa
• Porto

Comentários

Muita gente está a ler também:

Beijos, de Mário de Sá-Carneiro

Madredeus - "O Pastor"

De arrepiar: António Zambujo & Roberta Sá - "Eu já não sei"