Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz. Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal. As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas! Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus. As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila. Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases. Caras e mãos feitas em cerâmica. Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais! Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva. À noi

Enganámos-nos nas previsões. Video da Feira do Fumeiro: 4 milhões!

Fazemos mea culpa: Enganámo-nos!
Tínhamos previsto que este vídeo, lá para Janeiro, atingiria os 4 milhões de visionamentos. Previsão completamente desajustada: Já está nos 4 milhões!
E até à próxima edição da Feira do Fumeiro,  de 21 a 24 de Janeiro, terá ultrapassado os 5 milhões!!!

Paródia musical destinada a promover a edição de 2015 da Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso. Inserido no Café PORTUGAL e amplificado pelo Descobrir PORTUGAL este vídeo transformou-se fenómeno viral. O número de visualizações vai em crescimento exponencial!

Divertida e criativa divulgação de uma das mais importantes manifestações de artesanato gastronómico e cultura popular. Adaptou um sucesso comercial e criou hino aos manjares da Terra. Mais de 100 pessoas envolvidas. Estão todos de parabéns!

► "Comendo" • Ti Henrique Capelas com... Gente da Terra!
• Voz: Luis Pedreira • Música: José Alves • Letra: Lídia Tavares • Produção: Purple Media • Shot & Cut: Romeu Pacheco | Lídia Tavares • Coordenação Geral: Joana Abreu • Realização: Purple Profile - Web Development .


Passou num instante!

Dei comigo a pensar: Não pode ser! Já passaram 25 anos?
Estive na 1ª edição da Feira do Fumeiro. Nessa altura desafiei o José Quitério, jornalista dedicado à crítica gastronómica, para ir comigo a Terras de Barroso. Com tudo o que ele publicou no Expresso e as horas de emissão que assegurei em directo para a Antena 1... estava feito o lançamento informativo da Feira do Fumeiro!

O Padre Fontes já eu conhecia. Mas muito mais amigos fui fazendo.
Por Montalegre vou passando com regularidade. E com esta mania de levar convidados até fiz um Passeio de Jornalistas a Barroso. E, de uma assentada, foi mais uma vintena de profissionais Comunicação Social!

https://youtu.be/rX2AnPycVZs
Imagem e edição do José Carlos Barradas
► A Ponte da Mizarela, de Sebastião Antunes & Quadrilha como fundo sonoro para o desfiar de paisagens de rostos e de saberes antigos que marcaram a surtida a Montalegre.


O destaque é Paredes do Rio, mas... serra, barrosãs e barragens estão lá.
Não falta a gastronomia. E há até o rasto de uma Queimada de Bruxas em Mourilhe.

Comentários

Muita gente está a ler também:

Beijos, de Mário de Sá-Carneiro

De arrepiar: António Zambujo & Roberta Sá - "Eu já não sei"