Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz. Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal. As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas! Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus. As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila. Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases. Caras e mãos feitas em cerâmica. Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais! Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva. À noi

Nas Desertas, a espreitar o banho de um lobo-marinho bébé

 
A foca-monge do Mediterrâneo ou lobo-marinho, Monachus monachus, é a foca mais rara do mundo e uma espécie considerada em perigo crítico pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

Em Portugal, apenas restam alguns exemplares nas Ilhas Desertas e na ilha da Madeira.
  • Em 1988 o Serviço do Parque Natural da Madeira (SPNM) iniciou um projecto para a conservação do lobo-marinho e do seu habitat.
  • Em 1990 foi criada a Área Protegida das Ilhas Desertas.
  • Em 1995 foi classificada como Reserva Natural.

Um mergulho para ganhar experiência

O pico de nascimentos de lobos-marinhos nas Ilhas Desertas acontece em Outubro e as crias começam a fazer as suas primeiras incursões no mar, acompanhadas das suas mães, em Novembro.



Mas ainda em terra começam a viver as suas primeiras experiências de adaptação ao meio aquático.
Aqui, uma cria de lobo marinho brinca numa poça para ganhar experiência de mar.

*  *  *  *  *

Não perca as aventuras do Funchalinho!

Espreite o filme que  conta a vida dos lobos-marinhos nas conversas e brincadeiras de mãe e filho.
No Atlântico, à vista da ilha da Madeira.
Lindíssimo, tocante, quase comovente:


Comentários

Muita gente está a ler também:

Beijos, de Mário de Sá-Carneiro

De arrepiar: António Zambujo & Roberta Sá - "Eu já não sei"