Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz. Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal. As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas! Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus. As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila. Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases. Caras e mãos feitas em cerâmica. Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais! Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva. À noi

Não ganharam para o susto!

Não lembraria a ninguém...!
Qualquer um, medianamente informada, sabe o que é (e para que serve!) uma estação dos caminhos de ferro. 

É apenas o sítio onde se entra a correr para não perder o comboio que está a iniciar a marcha ou o local de todos os nervosismos, e de todas as impaciências, quando se espera por alguém - cenário de pressas, afectos, saudades, lágrimas, abraços e sorrisos.

Que terá passado pela cabeça do autor para confundir a Estação de São Bento, no Porto, com um estúdio fotográfico ou uma galeria de arte? Dá para perceber que trocou as pés no mapa e subiu a escadaria a pensar que era algum museu. As pressas dão nisto!

Estavam os candidatos a passageiros descansadinhos quando chega alguém, máquina fotográfica em riste, a disparar contra tudo o que era azulejo. Até se devem ter assustado...!

Consta que Manuel Vagos (o fotógrafo) nem sequer apanhou o comboio. Parece que nem tinha comprado bilhete!!!

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1115341278486179&set=o.124331758934&type=3&theater
• Para ampliar, contemplar e ficar de água na boca,
clique na imagem.
Acaba a querer desculpar-se com o argumento de que a estação é muito bonita, o tecto magnífico e os azulejos espectaculares.



E não é que os membros do Descobrir Portugal deliraram com esta imagem?
E desataram a gostar e a partilhar?
Porque terá sido?






► Muitos milhares de fotografias, dos membros do Descobrir PORTUGAL.
À sua espera!
 
https://www.facebook.com/absolutoportugal/photos_stream?tab=photos     • Visite!


    • Descubra!


    • Deslumbre-se!


    • Partilhe!

Comentários

Muita gente está a ler também:

Beijos, de Mário de Sá-Carneiro

Camané - "Ai, Margarida"