Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz. Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal. As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas! Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus. As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila. Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases. Caras e mãos feitas em cerâmica. Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais! Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva. À noi

Um Porto feito de luz e cor!

Do Porto há quem o ame cinzento do granito e quem o afirme como cidade muito colorida e alegre. Como Paulo Ferreira, autor deste Anima Luminaria.

Um timelapse  realizado, em grande parte, no interior dos edifícios da cidade do Porto que contêm muitas clarabóias ou lanternins.

Explica o autor: 
Procurei registar a luz e a relação que esta tem na vida das pessoas que habitam aqueles espaços.
É um vídeo intimista de cariz arquitectónico que alerta para a necessidade de preservação destas estruturas.
É uma visão diferente do Porto, de cor, de intimidade e acima de tudo de vida das pessoas que habitam a cidade.

Deixemo-nos de conversas. Saboreemos o timelapse de Paulo Ferreira!




Não perca outras viagens do Paulo Ferreira:

Um olhar sobre o Gerês
Porto / Oporto
Um dia em Marvão

Portugal de relance
Picos da Europa
Nordlys

Palácio da Bolsa


Comentários

Muita gente está a ler também:

Beijos, de Mário de Sá-Carneiro

De arrepiar: António Zambujo & Roberta Sá - "Eu já não sei"